O que faz um Advogado criminalista?
O advogado criminalista defende clientes que são acusados de um crime. Esses clientes podem ser culpados ou inocentes, e é responsabilidade do advogado de defesa criminal encontrar uma defesa justa e legal para o acusado, independentemente do crime cometido. julgar o acusado com o advogado e os profissionais como criminosos, pois todas as pessoas têm amplo direito de defesa.
Ciente de seu papel para a correta aplicação da justiça, o advogado criminalista estuda as leis, prepara sua argumentação, entrevista e prepara seu cliente para os depoimentos, reúne contraprovas, faz pedidos de liberdade, progressão de pena e entra com recursos, caso seja necessária uma revisão da condenação imposta ao réu.
Como atua um Advogado criminalista?
A rotina de trabalho do advogado criminalista costuma ser bastante norteada à reunião de provas e preparação de argumentos a favor do seu cliente, com base nas leis. Além de fazerem visitas a clientes na prisão e comparecerem a fóruns para audiências e protocolamento de pedidos, esses profissionais lidam com diversas histórias de crimes, que podem apresentar muitas reviravoltas.
Onde atua um Advogado criminalista?
O advogado criminalista, na maioria das vezes, atende em um escritório particular, onde recebe clientes e casos para atuação. Ao preparar seus casos, ele deve se desloca aos fóruns ou espaços semelhantes para protocolar seus pedidos ou participar de audiências e julgamentos.
O profissional também tem direito de visitar seu cliente na prisão, para que possa ouvi-lo e passar informações referentes ao processo criminal.
Há também advogados criminalistas atuando na defensoria pública. Eles não podem se negar atender os casos que são enviados a eles. Cabe ao defensor público agir com ética e lisura, independentemente do crime que tenha sido cometido pelo acusado.
Como se tornar um Advogado criminalista?
Para se tornar um advogado criminalista, é necessário realizar um curso superior em uma faculdade de Direito devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação. O curso tem duração média de cinco anos. Ao cursar Direito, o estudante terá a oportunidade de conhecer as diversas áreas da profissão, mas se ele quer seguir a área da criminalística, é importante realizar um estágio com profissionais focados no tema e assim se aproximar da realidade da atuação.
Após sua formação, o profissional terá de realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para receber a autorização para atuar como advogado. A certificação é obrigatória no Brasil, e o exame é realizado em duas fases em cada um dos estados brasileiros.
A primeira fase da OAB é uma prova objetiva. A segunda fase conta com questões abertas e é necessário elaborar uma peça prático-profissional. O exame é conhecido por sua rigorosidade, portanto, o estudante que deseja se tornar um advogado criminalista necessita de muito estudo.
Via: https://querobolsa.com.br/carreiras-e-profissoes/advogado-criminalista